Especialista analisa as aulas on-line para crianças em tempo de quarentena

Diante das medidas imposta para conter a pandemia do Covid-19 está o isolamento social, que dentre os resultados provocou a substituição das aulas presenciais pelas on-line para os estudantes de algumas escolas. Neste cenário, sem data exata para o retorno da normalidade, esta solução para as crianças tem gerado alguns debates, principalmente entre os pais.

Publicado por Admin Work Control
em

Especialista analisa as aulas on-line para crianças em tempo de quarentena

Diante das medidas impostas para conter a pandemia do Covid-19 está o isolamento social, que dentre os resultados provocou a substituição das aulas presenciais pelas on-line para os estudantes de algumas escolas. Neste cenário, sem data exata para o retorno da normalidade, esta solução para as crianças tem gerado alguns debates, principalmente entre os pais.
Para a psicóloga Suely Frade Monteiro, especialista em Psicopedagogia, a “interação que as crianças têm com o computador é geralmente passiva. Quando colocamos a criança para uma interação de ensino aprendizagem é preciso que elas sejam mais ativas nas atividades durante as aulas on-line”.
Essa situação de parada obrigatória, em virtude do coronavírus, pegou todas as instituições de ensino de surpresa, sejam elas de nível superior ou básico. Algumas já estavam preparadas, pois já possuem plataformas com o ensino a distância, mas outras ainda precisam se adaptar a toda uma sistemática de cursos e aulas virtuais.
“A paciência é a chave! O acompanhamento dos pais é essencial. É importante que os pais também se preparem para acompanhar seus filhos nessa experiência, afim de construir hábitos de estudos autônomos”, fala a especialista que confessa ser o momento uma novidade até para ela, que além de profissional também é mãe e professora.
A especialista, lembra ainda que durante o período de parada forçada, "é importante que professores, alunos e pais mantenham uma rotina, onde os estudantes façam seus exercícios no mesmo período em que já costumavam fazer, porque tudo isso vai passar. No final vamos todos inovar saindo de um cenário caótico e transformarmos o ensino em qualidade por estarmos preparados para futuras situações”.
“Todos estamos chamados à criar novos recursos para adaptação dessa situação e as crianças estão aprendendo também. Sei que em alguns momentos fica difícil, mas é preciso nos adaptarmos da melhor maneira possível. Afinal, o mundo está aprendendo a lidar com as frustrações, se moldando neste contexto e nossos filhos precisam fazer parte desse processo também, pois não temos como isolá-los dessa realidade”, explica Suely.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Especialista analisa as aulas on-line para crianças em tempo de quarentena

Enviando Comentário Fechar :/